Tradutor, selecione o idioma:

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Monarquia espiritual: Cristo é tudo em todos

Paulo nos revela que o dom que cada cristão possui é obra do Espírito Santo. Ele ensina que os dons são vários e que diferentes dons. Por isso, todos precisam de todos. “Portanto, o olho não pode dizer para a mão: Eu não preciso de ti. E a cabeça não pode dizer para os pés: Não preciso de vocês.” (I Coríntios 12:21). Na igreja, a unidade é feita de muitos diferentes.

A igreja, diz Paulo, é o corpo de Cristo. A metáfora do corpo possibilita uma multidão de implicações e ensinos. Um deles é o da interdependência dos membros da igreja de Cristo. Porque cada parte do corpo desempenha uma função especializada, manda a lógica do sistema que o todo dependa das partes. Ao ponto de Paulo afirmar que “as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias”!

Na igreja de Cristo não deve haver hierarquia. A igreja, por ter Cristo como cabeça, é uma monarquia espiritual. Estruturado como corpo, cada ínfima parte é diretamente relacionada à Autoridade suprema. Ao corpo se aplica a afirmação de que “Cristo é tudo em todos”.

A interdependência dos membros da igreja somente acontece quando todos reconhecem o senhorio do Mestre. É neste contexto que entendemos “quão bem-aventurados são os pés daqueles que anunciam a Palavra”.

                                                                                          pr. Olavo Feijó



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...