terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Espírito Santo chama os homens através do evangelho


O conceito da afirmação de Jesus explica como Deus traz homens e mulheres a si. Não há nada místico sobre isso. O versículo seguinte no contexto (João 6:45) revela como Deus traz homens a si. "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim."

Observe as palavras "ensinados" e "todo aquele" (todos trazidos do mesmo modo, sendo ensinados) e "ouvido" e "aprendido" e "vem". Estas não são palavras místicas. Elas são palavras comuns, de todo o dia, que são usadas para descrever como é que as pessoas são trazidas a Cristo.

O que é ensinado, ouvido e aprendido? O meio pelo qual Deus "chama" ou "traz" todos os homens é o evangelho. "... para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 2:14). Não há unção especial, mística do Espírito Santo, mas antes, o Espírito Santo chama os homens através do evangelho; e é o evangelho que é o poder (Romanos 1:16).

Deus traz o povo a si através do ensinamento do evangelho. A pregação do evangelho é o poder de Deus, sua força atrativa, para salvar (1 Coríntios 1:18-21). Portanto, todas as pessoas, quando ouvem o evangelho, a qualquer momento, têm capacidade para responder ao chamado do evangelho de Deus. Elas também têm capacidade para rejeitá-lo (Atos 13:45-48).

Os pecadores são salvos pela graça de Deus quando respondem em fiel obediência ao evangelho que os traz a Deus (Mateus 7:21). Deus está sempre pronto para que os homens se arrependam e obedeçam (Atos 17:30). São aqueles que deste modo fizerem que Deus predestinou para a salvação (1 Tessalonicenses 5:9).

Este é um conceito importante a reconhecer. Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. Se obedecemos ao evangelho, somos batizados "em Cristo" (Romanos 6:3-4). Deus predestinou todos aqueles "em Cristo" para sermos abençoados "... com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).

Mas cabe a nós obedecer ou não.

------------ por Jon W. Quinn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Louvores